quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

3 páginas com informações de diferentes públicos (que eu adoro)

Primeiramente, peço desculpas ao possíveis leitores. Tive um tempo de correrias, e acabei deixando o blog numa espécie de "hiatus" sem aviso prévio. Mas estou de volta.

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Muitas vezes me vi diante de situações onde era necessário um conhecimento melhor sobre certos nichos de população (falando de costumes e funções, é claro).

Desde alguns anos atrás, quando fiz minha primeira monografia para o Prêmio de Mídia Estadão, até atualmente, em diversos trabalhos, existem momentos em que as pesquisas de institutos como Ibope e Ipsos não são suficientes para se traçar um perfil exato.

Nesses momentos, três páginas me chamaram a atenção, pela riqueza de conteúdo agregado e pela relevância.

1. The Daedalus Project - http://www.nickyee.com/daedalus/

Trata-se de um projeto iniciado por Nick Yee, nascido em Hong Kong e cidadão americano desde os 14 anos.
Yee desenvolveu um forte interesse por mundos imersivos online, e percebeu que não haviam dados consistentes sobre o público dos MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games -- tal qual o Ragnarök Online, trazido ao Brasil pela empresa Level Up!, ou World of Warcraft, que tem mais de 11 milhões de jogadores mundialmente).
Sendo assim, ele iniciou o Daedalus Project, que criou uma base consistente de dados de pesquisa visando mostrar um pouco do rosto desses jogadores: seus costumes, suas motivações, os porquês de dedicarem seu tempo a esse tipo de jogo -- inclusive por perfil psicológico (pesquisas mostrando motivos, por exemplo, que vão desde a simples necessidade de lazer, ou até mesmo escapismo).
Mesmo não sendo uma pesquisa realmente grande, são dados que ajudam muito a compreender algumas vertentes desse público que nem todos sabem explorar. Principalmente o mercado publicitário, já que muitos conceitos de integração e interação virtuais já estão agregados aos MMORPGs bem antes de várias coisas que chamam de "novidades" nos dias de hoje. Quem sabe até mesmo antes das idéias de realidade aumentada.

2. Global Entrepreneurship Monitor - http://www.gemconsortium.org/

O GEM é uma pesquisa acadêmica sem fins lucrativos, iniciada em 1999, com o objetivo de destrinchar o empreendedorismo em vários mercados mundiais.
A pesquisa vai desde os pontos básicos, onde traça o perfil desse público como um todo usando dados demográficos, até alguns conceitos mais profundos: seus objetivos, ambições, seu potencial de investimento e contribuição para o mercado.
Em 1999, a GEM cobria apenas 10 países. Atualmente, entretanto, ela já atinge um total de 43.
Na página, além de conhecer mais sobre o projeto e sua concepção, é possível baixar as pesquisas anuais (em formato PDF).

3. Mashable - http://mashable.com/

Talvez seja a página mais clichê dessa lista, até por ser bastante conhecida de modo geral.
O Mashable funciona como uma grande fonte de dados, notícias e pesquisas voltadas para as mídias sociais.
Dá pra encontrar de tudo: pesquisas quantitativas, notícias com as últimas tendências, e as mais novas ferramentas ou novidades que caíram nesse meio nos últimos tempos.
Veio do Mashable, por exemplo, o famoso gráfico indicativo que saiu em todos os lugares na Internet, apontando que as redes sociais estão dominadas pelo público Feminino, e não pelo Masculino.
Atualizado constantemente, o Mashable se torna uma ferramenta extremamente útil, se usado da maneira correta, é claro.

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Concluindo enfim, numa opinião pessoal, acredito que devido a série de "novos" conceitos que vem surgindo a respeito da população (como o advento da geração Y, e o aumento progressivo das pessoas multitarefas), esses tipos de projeto são capazes de fornecer informações realmente valiosas, que enriquecem o insight, e são capazes de complementar de forma espetacular os dados padrão de pesquisas.

Como qualquer coisa nesse mundo, seja uma arma, uma palavra ou uma idéia: basta saber usar.

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