quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Três vídeos que você não pode deixar de ver

Estava pensando aqui a respeito de coisas que eu tenho visto ultimamente, bem como tudo que eu já vi na minha vida. E parei pra considerar que temos muitas obras brilhantes que dão certo sem precisar de Hollywood ou de apoios financeiros exorbitantes para transmitirem mensagens úteis.

Nesse post, quero listar três vídeos, entre curtas e documentários, que acredito serem essenciais para alguém nos dias de hoje, seja pelo subjetivismo, seja pelo conjunto da obra.

1. Zeitgeist


"Não se preocupe com os homens por trás da cortina!"

Zeitgeist é a palavra alemã que pode ser traduzida como "Espírito do Tempo".

O filme em questão, criado por Peter Joseph, procura nos contar uma história "diferente" do mundo como conhecemos, dividido em três partes.

Na primeira, "The Greatest Story Ever Told", é apresentada uma comparação das origens do cristianismo com várias outras religiões anteriores à sua época, criando paralelos e mostrando fatos que já haviam sido utilizados como história de outras divindades.
A maior comparação é entre Hórus e Jesus Cristo, traçando vários paralelos entre as descrições de ambos.

Na segunda, "All the World's a Stage", somos levados para um outro foco e um outro momento histórico: os ataques aos EUA em 11 de setembro.
O filme procura nos mostrar de forma concisa de que forma os ataques teriam sido, na verdade, friamente calculados pelo próprio governo americano, como uma forma de manipular e aterrorizar as massas, e criar uma justificativa irrevogável para a guerra anti-terrorismo.

Finalmente, na terceira e última parte, "Don't mind the men behind the curtains", é feito um paralelo a partir das duas primeiras partes, unido à teorias que mostram que, na verdade, por trás do mundo, os banqueiros são as verdadeiras mãos que detém o controle dos eventos, sempre lucrando de alguma forma por trás de guerras, conflitos e instabilidades, e buscando secretamente criar um exército unificado para adquirir o poder absoluto.
Enquanto isso, são criados chips para diferenciar, localizar e manipular as massas, que, conforme as teorias apresentadas, irão aceitar todas as condições como se fossem fantoches, manipuladas pela mídia e enganadas.

O filme lida com premissas bastante ousadas, e para muitos pode parecer uma bobagem. Entretanto, muitos dos argumentos apresentados fazem sentido, e tem embasamentos lógicos suficientes para serem pensados ou questionados.
Independente de gostar ou não dos conceitos de Teoria da Conspiração, Zeitgeist é recomendado a todos que queiram questionar um pouco do mundo a seu redor.

Assista: http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024#


2. Everything Will Be OK


"Bill estava andando por um parque, quando viu que alguém havia escrito 'Eu te amo' na areia, e pensou consigo mesmo que aquilo era muito bonito."

Everything Will be OK (EWBOK) é um curta metragem do animador e cinegrafista Don Hertzfeld, que sempre utiliza o mesmo estilo característico em suas animações: misturas de fotografia com animação (de bonecos simples, estilo homem-palito, praticamente), com trilhas sonoras a partir de música Erudita, Opera, dentre outras similares.

O filme nos conta a história de Bill, uma pessoa que poderia ser como qualquer um de nós, e como seu 'eu' vai se desfazendo ao longo dos dias, nos mostrando um retrato subjetivo de uma sociedade que nem sempre é tão compreensível, e onde as pessoas cada vez menos conseguem se comunicar ou se sentirem elas mesmas de forma apropriada.

Tudo isso é mostrado de maneira extremamente subjetiva, com reflexões perdidas entre as cenas, e retratos de uma mente cada vez mais transtornada.

O filme apresenta, como diria uma pessoa que conheço, uma certa 'beleza na sua forma mais pura'. É recomendado para quem gosta de pensar e interpretar as coisas à sua própria forma, e é o tipo de obra que você vai amar, ou odiar.

E no final, ele cumpre a promessa do título: tudo fica bem, de certa forma.

Assista o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=aWUJw7Dq5uo

O torrent com legendas em português está no PirateBay (http://thepiratebay.org/), basta procurar pelo nome.

3. The Story of Stuff
"Trata-se de um sistema em crise, por ser um sistema linear dentro de um planeta finito."

O documentário de 20 minutos gira em torno da explicação do ciclo de vida dos bens de consumo existentes na nossa sociedade atual.

Não se trata simplesmente, porém, de uma forma de propaganda ou demonstração: a idéia vai mais além.

A proposta principal é mostrar que tudo vai além do ciclo padrão de criação e destruição (quando são fabricados e jogados no lixo), e que esse sistema vigente é cada vez mais arriscado e cria crises cada vez maiores, porque o ser humano explora de forma indiscriminada os recursos do planeta, sem criar um sistema cíclico, no qual os materiais possam ser aproveitados novamente em todas as ocasiões.

A polêmica gira em torno da apresentação de pontos que envolvem a influência governamental e sociocultural de cada país nesse processo falho, e como elas contribuem pra que cada vez mais esse sistema se afunde em sua própria rotina.

O documentário tem apenas 20 minutos, e pode ser assistido também no Google Video.

Veja (dublado): http://video.google.com/videoplay?docid=-7568664880564855303#


---

Garanto que os três filmes, pelo menos no meu ponto de vista, tem muito a adicionar. E em apenas 2 horas, dá pra assistir tudo, e ter uma tonelada de referências e idéias novas para muito e muito tempo.

Espero, pessoalmente, que essas recomendações sejam tão agradáveis e úteis quanto foram pra mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário